PROBLEMAS COM CARRO ZERO?

PROBLEMAS COM CARRO ZERO?


Dentre os bens mais desejados pelos consumidores brasileiros, estão, sem dúvida nenhuma, a casa própria, o celular e o carro zero quilômetro. Mas o que se deve fazer quando, logo após a aquisição de um veículo zero quilômetro, seja carro ou moto, o mesmo já apresenta problemas? O primeiro passo consiste em procurar o vendedor, relatar o ocorrido e amigavelmente tentar obter a resolução do problema.


Todavia, em razão dos desrespeitos diários enfrentados por consumidores de todo o país, em caso de negativa de responsabilidade pelo vendedor do veículo, que muitas vezes se exime de qualquer responsabilidade em relação ao fato, deverá o consumidor formalizar a reclamação por meio de uma notificação extrajudicial.


Uma escusa comum dos vendedores consiste na alegação de que o problema ocorreu por má utilização do veículo pelo consumidor, argumentando-se ainda que a garantia concedida pela fábrica não seria aplicável a tais casos, eximindo-se dessa forma de toda e qualquer responsabilidade, repassando ao final ao consumidor todos os gastos decorrentes do reparo do veículo.


Quando isso acontece, realmente não há saída ao consumidor, que deverá buscar a via judicial para resolução do problema. No Estado de São Paulo, alguns casos já foram julgados, sendo os consumidores declarados vencedores em sua maioria, sob o fundamento de que quando o consumidor opta por adquirir um carro zero quilômetro, a última coisa que ele espera é ter problemas de qualquer tipo com o veículo, ainda mais em um curto espaço de tempo. Em muitos casos ainda, os fabricantes e vendedores acabam por ser condenados a pagar ao consumidor uma indenização por danos morais, em virtude dos transtornos causados ao consumidor.